Após Chevrolet fazer 100 anos de existencia, venho lhe falar um pouco da história do maior simbolo da marca americana.
Muitas são as escolhas que se tem no mercado automóvel, mas poucas são as empresas que se arriscam na construção e venda de MUSCLE CAR´s. As principais empresas que lutam ombro a ombro, é a Ford e a Chevrolet (do grupo General Motors), ambas a empresas norte-americanas.
Ambas com o mesmo objectivo, obter o melhor muscle car do mercado. Assim sendo a Ford em 1964, lança o seu primeiro muscle car, no qual chamou de Ford Mustang. Um automóvel totalmente desportivo que tinha duas versões e que seu nome foi inspirado no caça da II Guerra Mundial, o P-51 Mustang.
Não tardou até a empresa da Chevrolet, ter atacado em 1966, com a sua “jóia da coroa”, o Chevrolet Camaro, a imagem de marca da empresa até aos dias de hoje.
Só que
A Chevrolet, não conseguiu ficar bem na fotografia, pois lançou a segunda versão do Camaro em Maio de 1972, numa altura em que houve uma subida do petróleo, o que fez com que o consumidor, tivesse de optar por veículos de menor custo. O que fez a empresa ter uma redução drástica na venda de camaros.
A empresa, em 1982, criou assim a sua terceira versão do
Camaro, chamado de IROC-Z, que durou até 1990, pois nesse ano lançaram a quarta geração, que era constituída por um motor completamente em alumínio, com um motor V8 de 5.7 litros até que em 2002 a empresa do grupo GM acaba por interromper a sua venda, que em 2009 o modelo Camaro renasce, graças a entrada no filme Transformers como Bumblebee, e ai nasce a quinta geração do esplendoroso Camaro, carro que pouco mudou de aparência, manteve os ângulos rectos e a sua presença musculada.
Para todos os leitores que afirmam, que uma imagem vale mais do que mil palavras, olhar para a nova versão é ver “força” e “poder”, num só carro. A imponência que ele mostra é espantosa, tendo assim, feito renascer a “juventude Americana”, automóvel que demonstra tudo os que os automóveis americanos querem, força, poder, conforto, “liberdade de comer asfalto”. Um carro que consegue ir dos 0-100 km/h em 5.6 segundos e com a
velocidade máxima de 250 km/h, que consome 13.1L/100km, com 3.126cm3, com tracção traseira.
Um super carro que qualquer amante de automóveis gostaria de ter nas suas mãos, mas que poucos conseguem obter tal sorte, pois o preço não ajuda, porque o preço desta pérola na america, é praticamente o preço de um Chevrolet Cruze(17.750€), no nosso mercado a história e completamente outra, o preço desta escultura sobre rodas, descapotável custa 98.500€.